quarta-feira, 15 de maio de 2013

a vida sem glúten

como tudo começou...

Pra resumir (e entender) um pouco a história, eu fui obrigada a deixar de comer glúten. A resistência a insulina é quando seu organismo age como o de um diabético e não processa o açúcar, mas, ao mesmo tempo ele não deixa de produzir insulina. Ou seja, você fica com as duas taxas altissímas, gerando um completo desequilíbrio, que mexe com hormônios e todo o resto. Esses desesquilíbrios tem algumas reações, e tive duas bem visíveis: obesidade e uma doença de pele rara chamada acantose nigricans, que são umas manchas escuras por excesso de queratina.
No começo os quilos a mais me incomodavam muito, depois eu percebi que não conseguia perder, até a hora que larguei na mão de Deus e desisti, embora mexesse demais com a auto-estima. Mas as manchas na pele começaram a me envergonhar, e quando descobri o que causava decidi abraçar a "cura".

pão! #umasaudade!

Meu café da manhã nunca foi pão, leite, fruta, blablablá. Comer de manhã sempre me deixou meio enjoada, então sempre tomei um copo de leite e bora começar o dia. Depois, no meio da manhã, rolava um pão, ou alguma coisa pra comer - uma fruta, um iogurte com cereal. Mas na crise de ansiedade que estava um pouco antes de cortar tudo, todo dia rolava uma "bisnaga na chapa e na saída requeijão". Imagina como não foi cortar isso "do dia pra noite"?
O primeiro contato com pão sem glúten foi altamente desastroso. Os alimentos de massa sem glúten costumam ser feitos de fécula de mandioca, que é mais "grudento", o que torna cansativo na hora de comer, e não são tão saborosos. Poxa, eu comia uma bisnaga de leite! Mas depois de muito (e muito mesmo) caçar, achei boas alternativas pros pães.

o que e onde comer!?
(essa é a hora em que eu deveria cobrar pelo post, hehe)

Graças a quantidade excessiva de celíacos aparecendo, muitas padarias estão se dedicando a produtos sem glúten. É o caso da Diaita (www.diaita.com.br). Lá é TUDO sem glúten.
Outras duas grandes fontes de abastecimento da minha dispensa são a Marilis (www.marilis.com.br) e a Mundo Verde (www.mundoverde.com.br).
A Marilis descobriu que tinha doença celíaca e, como toda pessoa que curte comer bem, começou a fazer receitas que coubessem a dieta dela. Hoje ela comercializa esses produtos pelo site. O lado bom é que ela também comercializa de outras marcas, mas o ruim é que os produtos congelados e perecíveis só podem ser entregues em São Paulo e na Grande São Paulo. Já a Mundo Verde tem filiais em 23 estados, o que facilita muito a vida.
O lado negativo de tudo isso é, como disse a Brunna do Dieta das Letras, você emagre o bolso, pois são produtos muito caros, vendido em quantidades bem ~restritas~.


vale prestar atenção:

Muiiiiita gente vem aderindo a dieta sem glúten. Legal, eu apoio, glúten não faz bem pra ninguém pois gera um processo inflamatório no intestino e o carboidrato ativo dele é uma das maiores fontes de açúcar, e enfim, muitas explicações. Mas os produtos sem glúten não são exatamente mais saudaveis! Pra suprir certos déficits na hora do preparo, esses alimentos costumam ser extremamente gordurosos. O pão principalmente. Então, se você é um comedor compulsivo de pão, não faça essa substituição maluca. Opte pelos pães integrais! Mas prestem atenção: a maioria dos pães integrais apenas contém farinha integral. Fiquem de olho na composição. O primeiro ingrediente é o que contém mais, e se esse for farinha de trigo integral, ai sim ele é "integral".

E da próxima vez eu compartilho uma das receitas tipicamente cheias de glúten versão "sem glúten"! ;)

Um comentário: